Rotas do Vento Rotas do Vento
Home  » 

Caravana de Camelos, Marrocos


Esta viagem foi uma viagem de descoberta e de superação. Foi um salto para o desconhecido, mas que terminou com um saldo muito positivo.
Desde a organização da viagem, às pessoas que nos acompanharam, o grupo que ao início eu achava um pouco reduzido, mas que afinal, acho terem sido as pessoas certas, tudo correu muito bem!

O percurso a pé correu bem, mas no quarto dia achei que estava a chegar aos meus limites físicos, fiquei com bolhas nos pés, doíam-me muito as pernas, mas agora olho para trás e repetia tudo novamente. O guia que nos acompanhou foi excelente. Não sei como aguenta aquela vida toda, é guia na época alta e nómada no restante tempo. Falou-nos da cultura, da história de Marrocos, do Islão, da culinária, do seu dia-a-dia, dos nómadas, etc…

Sempre pronto para nos servir, mesmo quando estávamos esgotados no fim de cada dia, ele continuava a tratar de tudo, da tenda, do chá, do jantar, até à hora de ir dormir. Todo o grupo de tornou amigo e igual e por isso correu tão bem! Conhecer de perto a realidade de outras pessoas foi o mais enriquecedor. Andamos aqui todos “stressados” com o nosso dia-a-dia e nem conseguimos imaginar o que é estar noutra parte do globo, com outros costumes, outra realidade.

Gostaria de ter estado mais tempo na cidade de Marrakech, para conhecer melhor alguns outros pontos de interesse, mas não foi possível, devido ao horário de voo.
Fiquei com novos amigos, com boas lembranças de todos os que nos acompanharam e o desejo de um dia poder voltar. Gostei muito!

Paula Ramusga, Lisboa
2008






Testemunhos