Top

Quem somos?

Rotas do Vento é a agência de viagens de quem procura a aventura que outros só conseguem sonhar…

A Rotas do Vento é uma agência de viagens de aventura, fundada em 1992 por Gonçalo Velez, alpinista experiente e economista apaixonado pela vida na Natureza e pelas viagens longínquas e exóticas. Aqui encontra programas de férias ativas e culturais em pequenos grupos, por zonas de grande beleza natural, com guias locais, em contacto com as culturas nativas.

Para si, que busca partir à descoberta do mundo e de si próprio.

Na Rotas do Vento o desejo de evasão e de aventura irá levar-nos a lugares que só imaginou nos livros de aventuras… para regressar a transbordar de memórias únicas.

Regiões Remotas

Percorremos regiões naturais de grande beleza em zonas remotas.

Guias Locais

Respeitamos a Natureza e a cultura dos povos que aí habitam.

Pequenos Grupos

Viajamos com grupos de viajantes de 4 a 12 pessoas em média.

A Nossa História

A Rotas do Vento foi fundada em 1992 por Gonçalo Velez, alpinista e economista, desde sempre apaixonado pela vida na Natureza e pelas viagens longínquas e exóticas.

Ao longo de muitos anos tem percorrido inúmeros itinerários em serras portuguesas e estrangeiras e realizou as primeiras grandes escaladas portuguesas: o Pik Korjenyevska (7104m) no Pamir em 1990 e o Annapurna (8091m) no Nepal em 1991.

Depois decidiu criar programas para pessoas sem experiência mas amantes da Natureza e que tivessem um forte desejo de passar férias diferentes. Nasciam as Rotas do Vento cuja missão é proporcionar experiências genuínas de contacto com povos locais percorrendo regiões de grande beleza natural em pequenos grupos de viajantes.

Gonçalo realizou a maioria dos itinerários que anunciamos pois para nós é muito importante ter contacto com a realidade que propomos.

A Nossa Filosofia

Rotas do Vento representa um estilo de viagem singular dirigido a pessoas que procuram a aventura que os outros só conseguem sonhar.

Aqui irá encontrar programas de férias diferentes do habitual, concebidos para todos os que têm um genuíno espírito de viajante.

Para quem sente um forte apelo de descobrir novas sensações, e de partir sempre, não só em busca da diferença mas também de si próprio.

Propomos-lhe férias activas, em pequenos grupos, percorrendo zonas de grande beleza natural e contactando com os nativos em locais longínquos.

O desejo de evasão e de aventura irá levar-nos a lugares que você só imaginou nos livros de aventuras para depois regressar com a memória a transbordar de experiências únicas.

A Nossa Missão

2019 será o nosso 28º ano de actividade a levar as pessoas mais variadas a percorrer regiões tão selvagens, exóticas e remotas como o Botswana, o Laos, o Belize, a Austrália, a Patagónia ou o Nepal. As características principais dos nossos programas são:

1. Percorrer regiões naturais de grande beleza em zonas remotas,
2. O contacto com povos nativos que conservam costumes interessantes,
3. Em pequenos grupos de viajantes (4-12 pessoas em média).

Desde o primeiro momento que apostámos na nossa vocação de especialistas em viagens na Natureza e temo-nos mantido fiéis à filosofia de base.

A prioridade tem sido a escolha de itinerários que atravessam grandes paisagens em zonas remotas e que oferecem o contacto com uma cultura nativa interessante. Mas, para lá chegar, terá de dispender algum esforço pois a sua recompensa consistirá em atingir locais que são acessíveis apenas a uma pequena minoria de viajantes.

É esta a característica principal dos nossos programas.
Respeitamos a Natureza e a cultura dos povos que aí habitam e enviamos informação detalhada aos nossos viajantes sobre estes aspectos antes da sua partida.

Rotas do Vento é uma agência de viagens licenciada oficialmente e essa é a sua garantia de que irá receber um serviço profissional. Mas não é a única:

temos acumulados muitos anos de experiência de campo e temos uma grande paixão pelo que fazemos.

Somos uma agência portuguesa, independente de quaisquer outras agências, nacionais ou estrangeiras. Por isso, muitos dos programas que lhe propomos são concebidos por nós. Esta é uma das nossas forças: temos aprendido a conhecer as especificidades do público português e planeamos itinerários que lhe são acessíveis, não só em termos físicos como em termos culturais e psicológicos.

Como exemplo relevante podemos afirmar que Rotas do Vento foi a primeira agência portuguesa a organizar um grupo que viajou para o Butão em 1994.

Oferecemos um número limitado de destinos mas podemos gabar-nos de conhecê-los em detalhe por que já lá estivemos e percorremos a maioria dos itinerários que lhe propomos. Por isso, saberemos fornecer-lhe todas as informações de ordem prática de que irá necessitar para realizar um passeio ou uma viagem.

Parta para a aventura nas Rotas do Vento com a confiança de que o planeamento da sua viagem não foi entregue a aventureiros.